quarta-feira, 6 de abril de 2016

Quais os riscos das noites maldormidas?

Os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população mundial, segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono. Dormir bem é um dos três pilares fundamentais para ter uma boa saúde, ao lado de uma dieta equilibrada e exercício regular. Irritação e cansaço são sintomas de distúrbios do sono em crianças A falta de sono possui impactos altamente nocivos na saúde física e mental. Sabemos, por várias pesquisas, que quem tem privação de sono possui risco muito mais alto de ter doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e depressão. Estas são algumas formas pelas quais dormir pouco pode afetar sua saúde: 1. Dieta ruim A falta de sono faz com que nos alimentemos pior. De acordo com um estudo espanhol, mais de um terço das pessoas come mal quando dorme pouco. O motivo, segundo a especialista, é que nessa situação costumamos comer alimentos pouco saudáveis, e por isso a falta de sono está vinculada ao aumento de peso. A comunidade científica também associa a falta de sono à obesidade e ao diabetes. O que comer (e o que evitar) para dormir bem. Segundo estudo realizado em 2015 por pesquisadores no Catar, dormir pouco aumenta o apetite e a resistência à insulina. Dormir bem, afirma a Sociedade Real de Saúde Pública da Espanha, é essencial para a regulação do metabolismo, sobretudo em crianças, e há evidências da relação entre horas de sono e incidência de obesidade infantil. Em resumo, a orientação é se dormir bem comerá melhor. 2. Saúde mental afetada Dormir pouco tem relação com uma variedade de transtornos físicos, mentais e de comportamento. A saúde mental é uma questão particular e, de certo modo, é um círculo vicioso: se tem problemas mentais, dorme pouco, e vice-versa. E se sente cada vez pior. Buscar ajuda psicológica é "vital" nesses casos. O conselho para casos de insônia é buscar tratamentos com medicamentos específicos ou terapia comportamental. Segundo a organização espanhola Instituto de Medicina do Sono, a falta de sono está associada a problemas psicológicos, depressão e ansiedade. 3. Risco de acidentes A possibilidade de sofrer acidentes cresce com a ausência de sono. Um em cada cinco acidentes tem a ver com a falta de sono. Órgão de segurança das estradas nos EUA estima que 40 mil pessoas por ano sofram acidentes relacionados à privação de sono no país. Segundo o órgão de segurança de estradas dos EUA, 40 mil pessoas se ferem por ano no país por problemas relacionados à falta de sono, e 1.550 pessoas morrem nesses tipos de acidentes. Estudo da Harvard Medical School já apontou que 250 mil condutores dormem ao volante por dia nos EUA. 4. Menor rendimento físico Dormir bem é importante para ter energia durante o dia. Trata-se, de fato, de um aspecto fundamental para o funcionamento de nosso cotidiano. Atletas profissionais podem dormir pouco e ainda assim apresentar bom rendimento, mas é fundamental descansar por tempo suficiente após a prática de exercícios. O problema da falta de sono é o impacto no rendimento físico, pois o corpo precisa de um mínimo de horas de descanso. O processo de regeneração dos tecidos nervoso e muscular ocorre à noite. Se não há descanso não há recuperação correta, e isso afeta o rendimento físico e intelectual. 5. Limitação cognitiva Sabemos que a falta de sono ou má qualidade do sono tem grande impacto negativo na saúde, em curto e longo prazo. Os efeitos impactam a capacidade de atenção, a recuperação da memória e a aprendizagem. Devemos entender o sono do mesmo modo que entendemos outras coisas que beneficiam nossa saúde, como boa dieta e atividade física. O ato de dormir bem muitas vezes é subestimado, mas é algo que deveria preocupar a todos. É uma questão de saúde pública.

2 comentários:

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