sábado, 29 de dezembro de 2012

Dicas de como aproveitar o verão sem perder a saúde.

Exagerou no sol? A solução é manter-se em repouso e recostado, aplicando compressas geladas de soro fisiológico, loções calmantes e ingestão de líquidos. A pele que surge pós-queimadura é muito sensível e deve evitar sol. Além disso, escolha um lugar fresco e arejado e use roupas confortáveis.
Para não correr o risco de ter conjuntivite bacteriana, é preciso lavar bem as mãos, evitar levá-las aos olhos, bem como mergulhar em praias ou piscinas impróprias para banho. Não compartilhar toalhas ou maquiagens pode ajudar.
Calor excessivo, viagens prolongadas, alimentação inadequada e exagero no consumo de bebida alcoólica aumentam as chances de dor de cabeça. Para driblar o incômodo, evite os horários de pico de sol e invista em óculos escuros, chapéus ou sombrinhas.
Adultos e crianças devem usar filtro solar todos os dias e escolher se bronzear antes das 10h e após as 16h para evitar queimaduras. Lembre-se de reaplicar o protetor a cada 30 minutos.
Crianças devem beber líquidos a cada 30 minutos, de preferência água, sucos ou água de coco. Evite oferecer refrigerantes e picolés em excesso. A mesma recomendação vale para os adultos, com um adendo: mantenha a moderação com bebidas alcoólicas e aposte em isotônicos ou coco gelado.
Cuidado com os alimentos vendidos na praia, especialmente aqueles que possam azedar com o calor, como a maionese. Verifique a procedência do produto para prevenir a intoxicação alimentar. Levar uma bolsa térmica com frutas e sucos pode ser uma boa alternativa.

Nenhum comentário: