segunda-feira, 9 de maio de 2011

Os Benefícios da Mesoterapia

Uma técnica está revolucionando o tratamento de inflamações dos tendões e de lesões nas articulações. Trata-se da mesoterapia em traumatologia. O método consiste em injetar medicamentos diretamente na área afetada, o que torna mais eficaz sua ação e oferece menor risco de efeitos colaterais. A mesoterapia é indicada para a maioria dos problemas articulares, inclusive artrose, bursite, tendinites de joelho e de cotovelo e lesões de menisco, além das síndromes compressivas. Um exemplo é a síndrome do túnel do carpo, que causa dor no punho. O método serve para qualquer problema não cirúrgico. Não é usamda contra a artrite reumatóide, doença que ataca várias articulações e outros órgãos. E a técniva não e indicada para tratar mais de três segmentos, porque isso requer grande quantidade de remédios. Uma das vantagens da mesoterapia é não aplicar corticóides, substância que pode ser nociva aos tendões. E as injeções praticamente não causam dor, porque são usadas agulhas de quatro milímetros de comprimento. É também alternativa para pacientes hipertensos, diabéticos e portadores de úlcera ou de gastrite, que não podem usar comprimidos e tratamentos que causam efeitos colaterais em outros órgãos.
Diferentemente de alguns tratamentos, a mesoterapia pode ser indicada para pacientes com marcapasso e pacientes com placas e parafuso (platinas). A técnica só é contra-indicada para pessoas com alergia ou sensibilidade aos medicamentos ou portadores de doenças sistêmicas, como artrite reumatóide.
MAIS EFICAZ - A mesoterapia proporciona ação mais rápida e eficaz no alívio das dores. E permite a utilização de vários medicamentos, como antiinflamatórios, antiedematosos e relaxantes musculares. Os bons resultados com o método estão relacionados à manutenção da alta concentração, por maior período, das drogas. Com o uso de comprimidos nem sempre se consegue atingir a concentração adequada para atacar as lesões. Isso resulta num tratamento mais prolongado e com maior risco de efeitos nocivos.
ATLETAS - A mesoterapia é uma ótima indicação para tratar as lesões em atletas ou mesmo em pessoas que praticam atividades físicas regularmente. O médico prepara a combinação de medicamentos, aplicando-os na quantidade exata e nos locais corretos. Assim não há risco de o próprio paciente ou de terceiros modificarem o tratamento.
A mesoterapia não substitui o tratamento fisioterápico e as cirurgias e o médico precisa saber quando a técnica pode ser eficaz ou não. Normalmente realiza-se uma aplicação uma vez por semana, dependendo de cada caso. E não é usada cortisona, ou outros corticosteróides, em nenhuma hipótese. Estas substâncias causam atrofia da pele.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Clemente, sofri uma queda a 4 meses que provocou uma grande dor na coluna que nem consegui ficar de pé.Depois de 3 semanas as dores passaram, mais ainda sentia dores ao fazer alguns movimentos e a coluna ficava cansado facilmente ao ficar em pé. Fui ao medico e após a radiografia ele disse que tenho desvio na coluna e que devo fazer mesoterapia. Fui procurar a opinião de um segundo medico, e após a radiografia ele disse que não tenho nada, que devo fazer somente fisioterapia para fortificar a coluna. Agora fiquei eu na Duvida!!!!

Leonardo Sapucaia disse...

Boa tarde, Clemente. Obrigado por visitar o blog e interagir comigo. Todo bom tratamento começa com um diagnóstico preciso, e no seu caso isso ainda não aconteceu, pois você continua com dúvida. A mesoterapia pode te ajudar, desde que seja indicada e realizada com critérios, caso contrário você vai perder tempo e pode até complicar o seu quadro clínico. Antes de iniciar o seu tratamento sugiro que você procure um profissional de sua confiança e, a partir daí você siga o tratamento de acordo com o que ele sugerir.